A Biblioteca Jean Guitton
A Biblioteca “Jean Guitton” está inserida no coração do Instituto Dom Luciano Duarte e nasceu de um sonho do seu criador. O acervo é fruto de uma vida dedicada à cultura e tem como patrono o pensador francês Jean Guitton, professor da Sorbonne e amigo pessoal de Dom Luciano Duarte.
Jean Guitton nasceu em 1901, em Saint-Etienne-France. Filósofo, professor, escritor, pintor, era membro da Academia Francesa de Letras e da Academia de Ciências Morais e Políticas. JeanGuitton, com a sua formação cristã, lega à Filosofia Contemporânea um espaço investigativo capaz de dialogar com os seus leitores sobre as dúvidas que obliteram o espírito humano em busca do divino. Denominar esta biblioteca com o nome de Jean Guitton é revelar a estreita ligação entre Dom Luciano Duarte, o filósofo, aluno de Sorbonne e o mestre Jean Guitton.
Aqui, o visitante se encontrará com o pensamento filosófico e teológico dos maiores ícones da cultura universal e com livros especializados em Arte, Educação, Sociologia, Antropologia, História da Igreja, Literatura, Viagem e outros.
O acesso à riqueza bibliográfica e documental permite-nos conhecer em cada exemplar a força vital de que está impregnado o pensamento do seu idealizador e a sua formação de poliglota. Há títulos em língua portuguesa, francesa, grega, latina, inglesa, italiana, espanhola e alemã, possibilitando um diálogo cultural e a reflexão dos sujeitos sociais que a visitam.
A missão que Dom Luciano Duarte se impôs como educador, de transmitir conhecimentos e formar gerações, sob a égide do Evangelho de Cristo, pereniza-se nessa postura cidadã e renovadora de oferecer aos sergipanos o acesso à sua riqueza bibliográfica e documental.
Objetivos:
Abrigar, expor e oferecer aos pesquisadores a possibilidade de conhecer títulos especializados que não se encontram de pronto em livrarias e acervos públicos, à disposição dos estudiosos.
Serviços:
A Biblioteca terá, em sua programação cultural, exposição e lançamento de livros, Palestras, Seminários e Cursos.
Doação:
Em uma parceria com a Academia Sergipana de Letras (ASL), em sua presidência Dr. Anderson Nascimento, e o Instituto Dom Luciano Duarte firmam parceria e tem seu acervo adquirido pela ASL, tendo seu espaço ao lado da Biblioteca Severino Uchôa. A mudança aconteceu no dia: 27 e 28/09/2016. Com a equipe da ASL: Márcia, José, Makson, Luiz, Jane, Renata e Silvania.
Agora o acervo possui sua resguarda histórica e bibliográfica na Academia Sergipana de Letras.
Relação de Livros Doados:
RELAÇÃO DE LIVROS JEAN GUITTON